eSocial

 

CONSIDERAÇÕES DO E-SOCIAL

 

O e-Social é um projeto do Governo Federal que visa unificar o envio de informações, pelo empregador, referentes ao seu quadro funcional.

Como consequência, a ferramenta utilizada permite o cruzamento de informações e a identificação de possíveis divergências relacionadas a cada empregado.

Considerando que a remuneração é um dos dados informados, mostra-se altamente relevante a observação do plano de salários que vem sendo aplicado nas Organizações.

A CLT é bastante clara, por meio de seu artigo 461, quando trata da isonomia salarial para a execução de atividades iguais. Exceções, por jurisprudência, são apenas para empresas que adotam um modelo de avaliação que demonstra os desempenhos diferenciados de ocupantes de um mesmo cargo.

Isso significa que a existência de um plano de cargos e salários e a adoção de um modelo de avaliação de desempenho são ações fundamentais às Organizações que pretendem se manter dentro da lei e não ter problemas com fiscalização.

Verifique seu plano, observe a gestão dos salários em sua empresa, gerencie suas possibilidades, se mantendo na lei e levando meritocracia à sua Organização e satisfação aos seus empregados. Certamente você alcançará melhores resultados e contribuirá para a qualidade das informações, por meio de uma melhor gestão de seu quadro funcional.

© Copyright IMC 2012. Todos os Direitos Reservados.